Resenha
A sociedade brasileira tende cada vez mais para uma revolução ambiental, através de projetos de desenvolvimento sustentável que garantam a preservação do meio ambiente. Segundo Fabio Mestriner, professor do curso de pós graduação em Engenharia de Embalagem, da escola de Engenharia Mauá, a reciclagem passou a ser um dos temas mais discutidos pela sociedade brasileira, mobilizando assim o governo e a sociedade civil, com vistas ao estabelecimento de uma política nacional de resíduos. E para tanto, a sociedade tem sido bombardeada por programas e matérias que não são suficientemente claras, devido à complexidade do assunto. Ao valorizar a estratégia da reciclagem, o autor diz que, “é necessário que esse tema tão importante para o país seja colocado numa perspectiva positiva que leve a seu desenvolvimento e não apenas ao debate de idéias”.O autor acrescenta que para que a reciclagem aconteça de forma eficaz, é necessário que todos atuem dentro de suas limitações e competências de forma integrada, informando que:
Para que um programa nacional de reciclagem funcione de verdade, não basta apenas a legislação. Estamos cansados de ver leis que não conseguem sair do papel por não se criarem condições reais para sua execução. É preciso que os agentes responsáveis por sua execução tenham diretrizes claras e objetivas e os meios para agir de forma efetiva, do contrário vamos ficar apenas no discurso vazio e perderemos a oportunidade de viabilizar, em escala nacional, uma atividade que tantos benefícios traz ao país e aos brasileiros e à qual todos os principais agentes são amplamente favoráveis.
Para o professor Mestriner, o poder público, será ricamente beneficiado com a coleta seletiva, pois o lixo deixará de representar custos elevados para os municípios e passará a representar matéria produtiva que gerará lucros e empregos. Por isso o professor afirma que “o governo deve criar condições que incentivem a coleta seletiva, a implantação de indústrias de reciclagem em todo o território nacional assim como de empresas de coleta especializada”. Encerrando seu artigo o professor ressalta o que é preciso para que os projetos de reciclagem funcionem, alegando que:
A responsabilidade compartilhada entre a sociedade civil, a administração pública e a indústria é a forma mais eficiente e adequada de fazer com que o Brasil tenha um programa nacional de reciclagem que gere empregos, atividade econômica e melhoria na qualidade de vida nas cidades. Por isso temos participado ativamente das discussões sobre esses temas e estamos confiantes em que ela chegará a uma legislação que abrirá uma nova perspectiva para o tratamento dos resíduos sólidos no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário