domingo, 22 de novembro de 2009

Entrevista

O Supermercado Supercei, desenvolveu um projeto de extrema importância para o desenvolvimento de consciência ecológica. Neste natal todos os supermercados Supercei serão ornamentados por escolas públicas,que serão avaliadas, e concorrerão a premios. Para tanto as escolas deverão usar exclusivamente materiais recicláveis, retratando criativamente o natal, e os 50 anos de Brasília. A escola vencedora, receberá R$ 3.000,00.

Os alunos e professores do Centro de Ensino Especial de Brazlândia, são os responsáveis pela ornamentação do supermercado de sua cidade. Conversamos com a Coordenadora pedagógica da escola, Elaine Alves Ferreira. Confiram o que ela nos contou sobre o projeto.


Elaine Alves Ferreira
Como você vê o projeto?
Admirei a iniciativa do supermercado Supercei, afinal, as escolas são um lugar fundamental para que projetos como esses sejam desenvolvidos, é preciso fazer com que as crianças de nossas escolas criem consciência ecológica. A premiação a que estamos concorrendo nos motivou bastante.
Como se sentiram em participar?
É muito gratificante para nós desenvolver projetos como esses. Nossos alunos estão muito orgulhosos, em saber que todos que visitarem o supermercado verão os trabalhos que eles desenvolveram. É bom ver como eles estão se sentindo úteis.
Você acha que os alunos estão criando consciência sobre Desenvolvimento Sustentável?
Acredito que sim. Dentro de suas limitações mentais, os alunos compreenderam que o lixo pode se transformar em muitas outras coisas úteis e belas, aproveitamos o ensejo para trabalhar a separação do lixo.
O que fizeram?
Em se tratando do tema Natal/Brasília 50 anos, fizemos: um presépio em frente a Catedral, o Congresso Nacional com as torres em forma de vela, a Ponte JK com um trenó do Papai Noel, o Memorial JK, Torre de TV em forma de árvore de natal, formiga do supercei com gorro de natal, árvores, botas, velas, guirlandas, festão, anjos.
O que utilizaram?
Jornal, papelão, garrafa peti, caixas de sapato, caixas de leite, caixas de remédio, caixas de fósforo, copo descartável, copo de iogurte, isopor, cd, tampinhas dem geral, latas.
Já haviam trabalhado a reciclagem na escola?
Já haviamos desenvolvido projetos pequenos, a nível interno, através de brinquedos e materiais didáticos feitos com material reciclável, porém é a primeira vez que participamos de um projeto com dimensões tão grandes.
O que mudou?
Todos que se envolveram criaram percepção sobre a transformação do lixo, não sabiamos que poderíamos fazer coisas tão lindas com o que não nos é mais útil. hoje, desejamos utilizar materiais recicláveis para produzir tudo quanto pudermos dentro da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário